Coroa-de-frade - Melocactus bahiensis

A Coroa-de-frade (Melocactus bahiensis) é uma planta da família Cactaceae, endêmica do Brasil e típica do bioma Caatinga. Também chamada de cabeça-de-frade. www.cerratinga.org.br_site_wp-content_uploads_2021_09_coroa-de-frade2-dodesign-s1.jpg

Características

De formato arredondado, alcança até 50 centímetros de altura. Possui espinhos mistos, grossos e finos, e flores em tons rosa e vermelho bastante procuradas pelas abelhas. Somente em sua fase adulta desenvolve o cefálio – uma espécie de coroa que se forma em seu topo com um belo tom de vermelho. Daí o nome dessa planta, cujo formato se assemelha à cabeça calva de um frade franciscano.

Possui estruturas de reserva de água em seu caule, o que as caracteriza pela suculência e permite habitar ambientes com períodos de secas prolongados. O caule apresenta costelas com espinhos agrupados em estruturas chamadas de aréolas, que conferem proteção para a planta.

Na fase adulta apresentam uma estrutura no topo do caule, denominada de cefálio, onde as flores e frutos se desenvolvem.

Normalmente encontrado em solos rochosos, esse tipo de cacto é usado para fins medicinais, alimentares e como planta decorativa. Seu fruto tem a cor rosa e assemelha-se a uma amêndoa.

Época de frutificação e florada

A floração ocorre com maior intensidade na estação seca, as flores se abrem normalmente durante a tarde e fecham ao anoitecer. Geralmente, a polinização é realizada por aves ou insetos. No ambiente natural os frutos são encontrados em abundância no final da estação seca, consumidos por lagartos e formigas, os principais dispersores das sementes da espécie.

Cultivo

Por sementes.

Aves atraídas pela planta

Beija-flores, principalmente.

Ocorrência

Natural da caatinga, em ambientes rochosos, e deforma mais esparsa no semi-árido e cerrado. É cultivado em jardins para fins ornamentais.

Referências

https://www.cerratinga.org.br/especies/coroa-de-frade/

https://www.nema.univasf.edu.br/site/index.php?page=newspaper&record_id=50